segunda-feira, 3 de maio de 2010

Como Surgiu a Ambulância



A primeira ambulância foi projetada em 1792 pelo Barão Dominique Jean Larrey, médico de napoleão Bonaparte, para retirar os soldados feridos do campo de batalha, sem aumentar os seus ferimentos, como acontecia nas charretes antes utilizadas.

Larrey tinha a fama de seu um cirurgião muito eficiente. Certa vez, durante uma pequena batalha, ele amputu 200 braços e pernas de soldados soinho. juntamente com o médico-chefe do exército francês, Pierre Fraçois Percy, Larrey estabeleceu uma equipe de motoristas de ambulãncias com cirurgiões de campo e carregadores de maca. Cada divisão era equipada com 12 ambulâncias com molas de suspensão. Foram usadas pela primeira vez durante a invasão de Napoleão em 1796-1797.

Nasceu na França no ano de 1766. Formou-se médico e ingressou para o serviço de Saúde do Exército Francês. General médico do exército de Napoleão, apresentou grandes contribuições para os Serviços Médicos de Urgência atuais. Amigo e solidário dos soldados feridos, Larrey foi solicitados por Napoleão a prestar atendimento imediano aos militares feridos, ou seja, o corpo de saúde deveria recolher as cítimas no próprio fronte de batalha e não mais após interrupções do conflito. Com técnicas e equipamentos de hemostasia, Larrey elaborou o primeiro modelo de ambulância com condições de atendimento imediato e veloz.



Perfilando dois cavalos, diminuindo as rodas, curvando o telhado para evitar acúmulo de água e peso, abrindo janelas para ventilação, acoplando maca retrátil e kit de primeiros socorros, pode realmente colocar em prática seu invento Móvel de que foi batizado de "Ambulância Voadora".




Não seria exagero dizer que Larrey foi o criador do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) francês, hoje referência no mundo.


O seu pioneirismo também foi importante para a criação de processos Logistícos para otimização de resgate aos feridos com maior precisão. Pensar essa situação de deslocamento nos dias de hoje, é muito fácil com rodovias Sistema de Rastreio com GPS, mais foi o seu espirito empreendedor que possibilitou que hoje as atuais equipes de resgates espalhadas por todo o mundo possam agir com eficiência e eficácia.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante.